7 dicas para ajudar a controlar a sua ansiedade

Foto: Pixabay

É totalmente normal, de tempos em tempos, sentir-se uma pessoa ansiosa. Quando você está com ansiedade, você pode ter a sensação de insegurança, e sem respostas de como sair disso. Você pode até fazer coisas que, inconscientemente, alimentam esse sentimento. Ainda bem que existem muitas técnicas que podemos usar para controlar a ansiedade. E nós do blog Clube Vintage fomos atrás disso, de sugestões saudáveis ​​de lidar com a ansiedade aqui e agora. Vamos para as dicas:

1 – RESPIRE FUNDO E RELAXE

Foto: Pixabay

A respiração profunda é uma poderosa técnica de redução da ansiedade porque ativa a resposta de relaxamento do corpo. Tente inspirar lentamente numa contagem de 4 segundos, enchendo sua barriga primeiro e depois seus pulmões, segurando suavemente sua respiração, e expirando lentamente na mesma contagem, repita isso várias vezes e, se possível, feche os olhos e imagine-se num lugar bem lindo como um bosque todo florido na beira do lago.

2 – PRATIQUE A POSITIVIDADE

Foto: Pixabay

Ansiedade pode produzir muita conversa negativa. Diga a si declarações positivas e não se deixe abalar! Se sua cabeça está cheia de pensamentos negativos, é claro que você não vai se sentir bem. Mas mesmo que nossos pensamentos sejam verdadeiros, isso não significa que eles refletem o que realmente está acontecendo. Tente escrever o que você está pensando e, em seguida, acrescente fatos que apóiem ​​ou contestem cada pensamento. Você pode se surpreender com quantos de seus pensamentos são exagerados ou não são a realidade, na simples tarefa de descobrir a natureza de cada um deles.

3 – CONCENTRE-SE NO AGORA

Foto: Pixabay

Você já reparou que ansiedade muitas vezes coincide com a preocupação no passado ou futuro? Simplesmente focalizar sua mente no momento presente pode ajudar a se sentir um pouco mais relax. Pare, respire e preste atenção ao que está acontecendo agora. Focar no momento presente melhora sua capacidade de administrar a situação. Não desista de seus planos, pois o arrependimento será maior depois e nada de bom vem disso. Fazer o que precisa ser feito, e bem feito, lhe ensina lições fundamentais.

4 – FAÇA ALGO QUE GOSTA

Foto: Pixabay

É engraçado que uma agenda completamente lotada ou completamente vazia faz muitas pessoas se sentirem ansiosas. Certifique-se de arrumar tempo para pelo menos uma coisa que você gosta muito (muito) de fazer, seja um hobby, um filme na Netflix, aulas de dança ou um bate-papo com alguém querido. Não tenha medo de dizer “não” e faça algo agradável para que você não sinta culpa por não fazer outra coisa.

6 – COMA BEM E DURMA BEM

Foto: Pixabay

Dieta e sono também são muito importantes para o seu bem-estar. Uma dieta equilibrada fará com que você se sinta mais saudável e mais forte, e uma boa noite de sono também, iniciada com aquela dica de respiração ali em cima, para que você desligue aos poucos sua “mente” e adormeça com tranquilidade. Ah! Não se esqueça de beber muita água e mantenha tudo hidratado, okay? Você sabia que grandes períodos sem água trazem sérias infecções? E nós temos certeza de que você não quer sentir a dor de uma infecção urinária, por exemplo.

5 – VÁ PARA A ACADEMIA

Foto: Pixabay

Quando dizemos, vá para a academia, é no sentido de exercitar-se 2 ou 3 vezes por semana, no mínimo. Pegue um tênis bem confortável de caminhada e corra pelo bairro ouvindo aquele álbum que você ama. É comprovado que exercício físico reduz a ansiedade e melhora o humor. E a boa notícia é: você não precisa correr uma maratona ou virar a Gracyanne Barbosa do bairro (risos).

6 – ENFRENTE SEUS MEDOS

Foto: Pixabay

Se você sempre evita situações que o deixam com ansiedade, isso pode estar impedindo você de fazer as coisas que deseja ou precisa fazer. Parece estranho, mas encarar as coisas e aceitar a realidade pode reduzir a sua ansiedade. Você pode testar se a situação é tão ruim quando você reage e aprende a administrar seus medos.

7 – CUIDE DA SUA SAÚDE

Foto: Pixabay

Esperamos que com nossas simples dicas você consiga controlar uma pouco a sua ansiedade. E se, mesmo depois de todas essa orientações, você ainda continuar a se sentir uma pessoa ansiosa, não deixe de procurar ajuda. Cuide da sua saúde, faça check-ups e exames periodicamente! Além disso, todos nós devemos visitar um psicólogo ou psiquiatra pelo menos uma vez na vida, porque não é à toa que essas profissões existam e o universo de estudos nessas áreas seja tão vasto. Não é mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s